itinerário

• Dia 1 | De OUARZAZATE a OUARZAZATE

O Atlas, Ait Ben Hadou e os estúdios cinematográficos

• Partidas de quatro em quatro minutos em 2 pistas distintas, com uma primeira paragem em Kasbah Ait Benhadou (Sítio Património Mundial da UNESCO).
    • Pausa de 30 minutos para tomar um chá e tirar fotografias, depois viagem em grupo de +-10 minutos até um maravilhoso restaurante a caminho de Telouet para almoço.
    • 14h15 partida de quatro em quatro minutos para vivenciar uma aventura «solitária» numa pista exclusiva no Atlas. Familiarização com a navegação e a pista arenosa.
    • Final da pista perto de Ouarzazate com a visita dos estúdios cinematográficos. Viagem de volta pela estrada alcatroada e após 20 minutos chegada em Riad. Descanso antes do jantar e do anoitecer.

• Dia 2 | De OUARZAZATE até Zagora

O Oásis, os Canyons e o Vale do Dra

• 9h00 partida em grupo de Riad para a pista do Oásis de Fint. O grupo é acompanhado durante 3 km porque o uádi está sempre em mudança; depois partida individual na base da colina que se encontra no fim do uádi. Após 40 minutos de trajeto offroad seguem 40 km de estrada alcatroada até à segunda pista desta manhã.
    • Esta pista passa pelas cascatas de Tizguit, magnifico passeio pelos canyons e subida técnica da colina com duas curvas impressionantes e no final da pista paragem em Agdz para almoço no restaurante ao pé do palmeiral .
    • 14h30 partida nas duas pistas em direção ao vale do rio Draa com o maior palmeiral do mundo até Zagora. Atravessamos várias aldeias e descobrimos a vida rural no sul de Marrocos. No fim da pista encontramos uma aldeia em ruinas no meio de palmeiras. Viagem de volta pela estrada alcatroada com uma pausa para tirar fotografias em Ternata, onde temos uma vista deslumbrante para o palmeiral. Faltam-nos somente 5 minutos para chegar ao nosso Riad magnífico.
    • Descanso antes do jantar e final do dia.

• Dia 3|De Zagora ao Saara

Rumo ao sul, as Dunas do Saara e o acampamento

• 9h00 partida de Riad (o nosso trajeto passa pela aldeia Tamgrout, lugar de prestígio do artesanato marroquino). Quem desejar pode sair 30 minutos mais cedo do hotel para visitar a aldeia ou efetuar compras. Encontra todas as informações sobre o estacionamento no Tripy e Jamal sabe reunir os nossos convidados e ajudá-los a retomar o caminho.
    • A primeira pista leva-nos a Anagamen e passa numa aldeia Berbére pouco conhecida. A descoberta deste sítio e das suas características é muito apreciada pelos nossos convidados.
    • Após a visita desta aldeia há um teste de navegação antes da chegada ao deserto. Esperam-lhe grandes surpresas.
    • A segunda pista é a de Tagounite. Já antes desta pista começamos a sentir a atmosfera única do Saara: a areia na pista, as mudanças de cor e as primeiras dunas após 2 quilómetros. Descobrimos também nesta pista os problemas relacionados com a seca que debilita a região.
    • Após Tagounite, no alto do djebel, desfrute de duas vistas grandiosas: de um lado a planície do rio Draa e do outro lado o Saara que nos espera. A terceira pista do dia leva-nos à descoberta das pistas, da areia e das dunas de Erg Lehoudi. É o primeiro contato a sós com o Saara, sempre acompanhado pelo Tripy, sensações inesquecíveis para todos. Após alguns quilómetros terá que encontrar o seu caminho através do uádi arenoso e através das dunas. Não será tarefa difícil se estiver concentrado. Se estiver nervoso, não se preocupe. A nossa equipa estará lá para lhe ajudar quando necessário. Primeiro contato com as primeiras dunas e a navegação é cada vez mais importante. em M´hamid El Guizlane voltamos pela estrada de asfalto para o hotel onde nos espera a piscina antes do almoço.
    • Antes da partida das 14h30 há uma sessão de informação para relembrar os princípios de navegação e as regras de segurança. Partida com intervalos de 4 minutos, agora estão aptos a conduzir no Saara e nas dunas e terão a oportunidade de vivenciar sensações muito especiais e momentos fora do comum. Após uma pausa perto das dunas grandes do uádi seco e algumas fotos (é a ocasião para a nossa equipa verificar se todas as pessoas estão presentes!!),todos os veículos desfilam atrás dos guias, uma vez que a navegação se torna muito difícil. Após o recomeço continuamos numa pista de areia magnífica o nosso caminho através das dunas de Lérg Chegaga, com o pôr do sol à nossa frente e os jogos de luz e sombra do Saara. Efetuamos um intervalo perto do nosso acampamento par observar o pôr de sol. Depois seguimos rumo ao nosso acampamento para vivenciar o momento tão esperado que é o final do dia e a noite no Saara.
    • Pequeno descanso antes do jantar e do anoitecer.

• Dia 4 |De CHEGAGA a OUARZAZATE

As últimas dunas, o lago Iriki, as montanhas rochosas e o regresso a Ouarzazate

• Partida do acampamento às 8h00 (com intervalos de 4 minutos), após um pequeno-almoço em frente às dunas do Erg.
    • Desde o início utilizamos a navegação para encontrar o caminho neste labirinto de vegetação saariana. Após este exercício desfrutamos de 30 minutos de prazer de condução nas últimas dunas antes do Lago Iriki. Saímos do deserto pelas pistas que passam perto das montanhas rochosas, dignas dos melhore cenários de filmes Faroeste, passando por desfiladeiros e um oásis. Continuamos por uma estrada de asfalto em direção à aldeia animada Foum´z Guid, onde nos espera o nosso almoço.
    • Depois do almoço voltamos para a estrada durante 80 km até perto da pequena vila Tazenacht e continuamos na última pista da nossa aventura, que nos faz lembrar o Pico Pikes nos EUA e que nos leva por estradas serpentinas de volta a Ouarzazate.